Um pouquinho da nossa história...
Um Pouquinho da nossa História...
O projeto "Leitura e Criação Artística" era apenas um sonho que há muito tempo esperava para poder se realizar totalmente. Muitas ideias já existiam e algumas iniciativas já haviam sido tomadas, mas ainda faltava um espaço apropriado para poder desenvolvê-lo de forma mais lúdica.
Era necessário também , organizar todas estas ideais e documentá-las para obter a parceria de outros professores, e a credibilidade e apoio da Escola. Uma vez que, o principal objetivo deste projeto sempre foi resgatar nos alunos o gosto de ler por prazer, e não por obrigação. Pois como é sabido de todos, uma das funções mais importantes da escola é permitir que os alunos tenham contato com a leitura de forma prazerosa, oferecendo-lhes bons livros e professores que também sintam prazer com o ato de ler.
No ano de 2009, este sonho começou a virar realidade: Foi organizada, no CEF 15, a sala de leitura; recebemos alguns livros do progama FNDE, outros foram adquiridos através de doações; elaborou-se o projeto; e demos o "Ponta Pé" inicial com os alunos das 5ª séries. Os frutos deste trabalho inicial só foram colhidos no 4º bimestre, graças a parceira entre as professoras Cristina Santana (Língua Portuguesa), idealizadora do projeto; Vilma Assumpção (Língua Portuguesa) e Cleonice M. Rodrigues. (Educação Artística) com o apoio da Direção, Assistência Pedagógica e Coordenação do CEF 15.
Em 2010, nosso propósito é expandir este projeto ainda mais, e trabalhar com os alunos durante todo o ano letivo e quem sabe assim, nossos alunos possam “pular para dentro dos livros” e dentro deles chorar, rir, se espantar, vibrar, torcer, esperar, e até mesmos, tornar-se personagens das histórias que lêem.
Já nos sentimos imensamente felizes por termos neste ano mais uma parceira, que também é uma apaixonada pelo mundo mágico da leitura e que ama profundamente tudo o que faz, a nossa amiga EUFRÁZIA , professora de Lingua Portuguesa das 8ª séries. Ela também já desenvolvia várias atividades de leituras com os alunos dela, e também idealizava ter um projeto de leitura na escola.
Agora os nossos sonhos se juntaram, e junto com os dos nossos alunos viraram um sonho só.